Na Cerci Ortho temos como protocolo acompanhar o crescimento das crianças com o objetivo de realizar uma intervenção precoce, caso o desenvolvimento não ocorra conforme esperado. O ortodontista tem a capacidade de reconhecer problemas sutis mesmo em fase inicial de desenvolvimento, antes dos cinco anos de idade.
Problemas ortodônticos e ortopédicos, quando não tratados, podem se agravar com o tempo, tornando o tratamento mais difícil após o crescimento da criança. Alguns casos podem levar até a necessidade de intervenções orto-cirúrgicas.
Algumas alterações, onde o crescimento desfavorável é significante, podem ser percebidas pelos pais e/ou familiares, como quando a criança apresenta o rosto mais ‘fundo’ e o queixo protuberante. Nesses casos é importante realizar tratamento preventivo ou interceptativo para guiar o crescimento da maxila e mandíbula, com aparelhos ortopédicos e/ou removíveis.
O tratamento realizado na infância também é capaz de reduzir o risco de trauma de dentes projetados, melhorar a aparência e criar uma harmonia mais agradável dos dentes, lábios e face.
Confira mais benefícios do tratamento precoce:
- Influenciar o crescimento da mandíbula de forma positiva;
- Melhorar os padrões da erupção dentária; preservando ou ganhando espaço para os dentes permanentes.
- Correção de hábitos prejudiciais;
- Melhorar alguns problemas de fala;
- Simplificar ou reduzir o tempo de tratamento posterior;
- Menor risco de trauma em dentes salientes;
Melhorar a estética e autoestima da criança e harmonizar o arco dentário.